Você vale mais que uma folha



Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Mateus 6:25-30 NAA

Creio que muitos de nós já leram essa passagem bíblica mais de 10 vezes, no mínimo. É aquele texto usado para momentos de ansiedade, quando nos sentimos desnorteados sobre o futuro e estamos bem desesperados com as nossas vidas. Ele nos confronta, mas também mostra o nosso valor. Vamos nos voltar a parte do valor.


Em primeiro lugar, a preocupação que Jesus menciona não é um transtorno ou algo do tipo. Se você foi diagnosticado por um profissional, procure o tratamento adequado! O que Jesus menciona no sermão do monte é uma preocupação exacerbada, é a tentativa de controlar o futuro e garantir que tudo aconteça conforme a pessoa planejou. Lembra de Marta?

Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas... Lucas 10:41a NAA

A preocupação de Marta é a mesma preocupação apontada por Jesus. Ela tira o foco da melhor parte e cria uma sensação de falso controle. Ou pior: ela nos deixa desesperados porque não conseguimos ter o controle.


Em segundo lugar, as imagens usadas por Jesus remetem ao nosso valor em Deus. Os lírios do campo são sustentados por Deus, as aves também. Será que você que é filho de Deus não vai receber o sustento de seu Pai? Se Deus sustenta até a folha que vai ser queimada amanhã, vai sustentar você também. Fique tranquilo.


Quando ele usa a expressão "homens de pouca fé", Jesus aponta que Deus vai nos sustentar até quando nós duvidarmos. Nossa fé pode cambalear, nós podemos duvidar e não confiar em Deus. Mesmo assim, vivendo no limiar da crença e da descrença, nosso Pai vai nos dar tudo aquilo que precisamos.


Perceba o quanto Jesus volta para o ponto "Deus ama vocês" com as suas metáforas. O mestre foca na filiação celestial dos discípulos. O Pai sabe das nossas necessidades, ele é soberano e conhece o que vamos pedir antes de nós falarmos (Mateus 6:8). Nós somos muito amados, nós recebemos cuidado em todas as situações.


Por isso, confie em Deus. A passagem bíblica nos chama a vivermos como filhos de Deus, confiando que nosso amanhã está com o nosso Pai, que cuida de cada aspecto da criação. Nada foge dos seus olhos, nem da sua soberania. E é por isso que nós podemos descansar sem medo, porque Deus está conosco.




5 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar