Você precisa conhecer o Movimento Pentecostal

Updated: Apr 15



No mês de Abril comemoramos os 115 anos do início do Avivamento que ocorreu na Rua Azusa em Los Angeles. Em um local humilde, o filho de ex-escravos chamado William Seymour orava para receber o revestimento (ou batismo) com Espírito Santo junto a outros irmãos. A partir daquele dia, em 1906, a igreja de Jesus viu um novo romper do Espírito Santo através do que chamamos hoje de Pentecostalismo.


Movimento heterogêneo, com igrejas e ênfases diversas, em alguns círculos evangélicos, sua identidade ainda é contestada e muitos cristãos ainda o veem com maus olhos. Contudo, os pentecostais têm uma identidade doutrinária, têm crescido e levado o Evangelho a locais que ninguém havia alcançado.


Hoje, eu queria enfatizar a identidade do Movimento Pentecostal. Robert Menzies em seu livro “Pentecostes’ (CPAD, 2016), teólogo das Assembleias de Deus dos EUA define a identidade teológica dos pentecostais em três pontos:

  1. Levar o livro de Atos dos Apóstolos como modelo para a vida da igreja;

  2. A existência de um batismo com Espírito Santo distinto da conversão como capacitação missiológica e profética;

  3. A evidência desse batismo é o falar em línguas;

  4. Os dons de 1 Coríntios 12:8-10 estão disponíveis e são para a vida da igreja hoje.

Robert é enfático com a questão das línguas:

“Os primeiros pentecostais descreviam as línguas como marcador único, um sinal ou evidência do batismo no Espírito, e muitos historiadores insistem que sem essa conexão entre línguas e batismo no Espírito Santo não haveria o movimento pentecostal.” (p.16).

É claro que, a identidade do Pentecostalismo é complexa e essas definições são para que nós tenhamos um chão para podermos compreender melhor o movimento. Por exemplo, a ideia de que Lucas-Atos tem uma teologia dos dons complementar à de Paulo é relativamente recente no exterior (cerca de 35 anos) e aqui no Brasil é algo muito novo ainda.


Mas a que tipo de prática essas ideias apontadas por Menzies levaram? Positivamente, levaram a um amor pelo Espírito Santo, pela atuação sobrenatural de Deus no meio do seu povo e pela evangelização. Segundo Paul Pomerville em seu livro sobre a força pentecostal em missões,

"Os pentecostais são missionários por definição e levaram a sério o imperativo dado por Jesus em Mateus 28:18-20” (p. 125).

De acordo com o IBGE, 22,2% da população brasileira era evangélica sendo que 60% desta população era de origem pentecostal no ano de 2010.


Por fim, eu convido você a conhecer melhor o Movimento Pentecostal. É um movimento rico em diversidade, que ama a Deus e sua atuação na história. Existem muitos conceitos errôneos sobre o movimento a serem desconstruídos, existem bons teólogos e teólogas pentecostais escrevendo e dando sustentação bíblica sólida para suas crenças.


Deixo para vocês duas recomendações:


Pentecostes: essa história é a nossa história - Robert Menzies (CPAD, 2016)


Esse livro vai introduzir o leitor às principais ênfases do Pentecostalismo. Se você se pergunta o motivo dos pentecostais lerem a Bíblia de uma forma "diferente", qual é o lugar das línguas e qual é o motivo do crescimento pentecostal, esse é o livro!


Revestidos de poder: uma introdução à Teologia Pentecostal - Gutierres Siqueira (CPAD, 2018)


Esse livro também vai te introduzir à Teologia do Movimento Pentecostal mas com um diferencial: é escrita por um autor brasileiro. Gutierres tem escrito sobre o tema desde muito cedo, era dono do blog "Teologia Pentecostal" e agora se aventura na escrita de obras que com certeza se tornarão referência para muita gente aqui no Brasil.




Referências


Menzies, Robert. Pentecoste: essa história é a nossa história. São Paulo, CPAD, 2016.


Pomerville, Paul A. A força pentecostal em missões. São Paulo, CPAD, 2020.


Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. IBGE, 2012. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?id=3&idnoticia=2170&view=noticia#:~:text=Em%20paralelo%2C%20consolidou%2Dse%20o,8%20%25%2C%20evang%C3%A9licos%20n%C3%A3o%20determinados. Acesso em 14 de Abril de 2021.


151 views1 comment

Recent Posts

See All