Você entende o que lê?

Você já percebeu que recomendam o livro "Entendes o que lês?" do Gordon Fee e Douglas Stuart sempre que o assunto envolve interpretação bíblica? Você já se perguntou o motivo desse livro ser tão divulgado por vário produtores de conteúdo cristão e está em várias listas de livros recomendados para quem está iniciando na Teologia?


Eu comprei o livro m 2017 e comecei a ler. Me ajudou a entender várias características do texto bíblico, examinar as traduções bíblicas com cuidado. Por isso, queria reforçar as recomendações que já fizeram listando alguns pontos que vejo como importantes.


É um texto simples


Veja bem, não é um texto simplista. O livro tem uma linguagem pensada em todos os públicos. Você não vai encontrar grandes notas de rodapé e discussões acadêmicas sobre os gêneros literários da Bíblia. O que você vai encontrar é um guia para entender como os gêneros literários "se comportam" na Bíblia e como aplicar.


Os autores te guiam em tudo: da escolha de uma tradução bíblica à interpretação das cartas, evangelhos, lei, salmos, profetas e por aí vai. Tudo isso é feito com um texto bastante didático. Muita coisa é descortinada quando você lê "Entendes o que lês?". É a porta de entrada para interpretar a Bíblia.


Tem um "passo a passo"


A forma como Fee e Stuart estruturam os capítulos também é didática. Não é uma mera apresentação dos gêneros literários, mas também das suas características e do que você precisa fazer para conhecer o texto. Eles trazem recomendações de leitura, exercícios para começar a identificar as características.


Outro ponto é a aplicação. Os autores chamam de "hermenêutica" o trabalho de pegar um texto antigo e aplicar em nossas vidas. A preocupação deles também é pastoral: eles escrevem para quem quer viver a Bíblia, ensinar a palavra de Deus.


Nada de comentários


Nada de partir para comentários bíblicos de imediato. O livro quer que você leia o texto, aprenda o texto, entenda o texto. Como fazer isso sem as línguas originais? Tenha várias traduções, de vários tipos, se atente às pontuações do texto. Como escolher uma boa tradução? Eles também te ensinam.


Depois de ler, aprender e entender o texto, você vai consultar materiais externos para poder enriquecer o seu aprendizado da Bíblia. Não pule as etapas.


Espero que esse texto te convença a amar a Bíblia e a procurar esse livro, Ele vai te ajudar bastante e vai ser um divisor de águas na sua vida, assim como foi na minha e na de muitos outros.

34 views0 comments

Recent Posts

See All