Quem é Benjamim?

Updated: May 21

A história da família de Jacó é um verdadeiro "Casos de Família". Começa com o patriarca fugindo por ter roubado a bênção do irmão, trabalhando sete anos pela mulher que amava mas sendo obrigado a casar com quem não queria e trabalhando mais sete anos pela mulher que amava. Além disso, teve duas concubinas e 11 filhos.


Ao lermos o final de Gênesis, vemos a história de nascimento dos filhos de Jacó. Ele teve filhos com Lia, irmã mais velha da esposa que ele amava. Mas a sua amada Raquel era estéril. Diante disso,

Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: “Dê-me filhos ou morrerei!” Gênesis 30:1 NVI

Ainda no capítulo 30, Deus a agraciou e ela teve um filho: José. No capítulo 35 ela engravida de novo e tem um parto com complicações. Ela morre no parto e dá o nome de "Benoni" para o filho caçula de Jacó.


O nome que Raquel deu significa "filho da minha aflição". Pensem: o filho caçula da mulher que seu pai mais amou em vida lhe deu um nome que remete a dor e sofrimento. Aquele menino iria carregar a culpa da morte da mãe! E depois Jacó perde o seu filho José, o que deixaria o menino sozinho.

E, enquanto sofria muito, tentando dar à luz, a parteira lhe disse: “Não tenha medo, pois você ainda terá outro menino”. Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim. Gênesis 35:17-18 NVI

Jacó deu outro nome ao filho, que significa "filho da direita". Esse significado remonta a própria Raquel. Benjamin era o filho da mais amada, daquela que ficava à direita de Jacó. Ele não carregaria um nome que significa algo ruim, mas carregaria as boas memórias e o amor que seu pai sentia pela sua mãe.


A partir do capítulo 42, temos José como governador do Egito. Não parece, mas a narrativa gira em torno de Benjamim mesmo que ele não diga nada. Ele se tornou o companheiro de Jacó na falta de José e o seu irmão mais velho que foi dado como morto também queria a sua companhia e pede para que os irmãos o tragam para o Egito.


Jacó cede aos filhos com muita dor e medo de perder o seu companheiro, assim como foi com José. Mas quando os irmãos chegam ao Egito, José se revela a eles e pede para que sua família venha morar na terra onde ele está. A família de Jacó vem protegida pelas carruagens do próprio faraó! Ele poderia morrer em paz porque veria os filhos de sua amada mais uma vez.


Podemos ilustrar nossa situação como filhos de Deus ao ler a história de Benjamim. Fomos gerados por meio das aflições de Jesus Cristo, ou seja, somos Benoni. Mas por meio da ressurreição nos tornamos Benjamin, os filhos da melhor companhia porque Jesus é e sempre será. Nós podemos oferecer essa bênção para quem precisa, podemos falar que eles podem receber a melhor companhia.



8 views0 comments

Recent Posts

See All