Por que você deve ler N.T. Wright


O bom velhinho N.T. Wright.

Eu conheci N.T. Wright em 2017. Lia vários textos dizendo que ele era um herege, outros dizendo que ele era importante para a igreja. Eu vi várias figuras evangélicas postando foto com o livro "Simplesmente cristão" em suas redes sociais. Isso aguçou minha curiosidade e eu comecei a adquirir livros e ler artigos do autor.


Eu consegui entrevistar o Tom Wright em 2018. Quando fiz isso, percebi que ele não era nada de ruim. Eu vi um senhorzinho piedoso, fofo e disposto a responder as minhas perguntas com muita humildade. Ele é acadêmico e nunca pensei que um acadêmico do porte dele seria tão acessível.


Passada a minha breve trajetória com ele, queria te incentivar a ler os seus livros te dando alguns motivos.


1. Ele é bíblico


A primeira coisa que eu queria enfatizar é que Tom Wright se preocupa muito com a Bíblia. Não é uma preocupação em procurar versículos para provar a sua argumentação, mas ele quer que você entenda o que a Bíblia quer dizer.


Wright se preocupa em te apresentar a mensagem das Escrituras, a história dela, o seu propósito como cristão nessa história. Para isso você precisa ler, interpretar e entender o texto bíblico. Ele quer que você mergulhe nas Escrituras.


2. Ele é acessível


Podemos pensar que o fato de N.T. Wright ser acadêmico, teremos dificuldade em ler seus livros. Negativo. Wright procura traduzir o conhecimento técnico produzido na academia para o grande público! Ele escreve de forma muito simples, direta, apontando o texto bíblico sempre.


O texto de Tom Wright é simples, "sem enrolação". Tem notas de rodapé? Sim! Mas ele enche o texto de notas, referências complicadas e deixa o texto confuso? Pode apostar que não;


3. Ele se preocupa com o contexto histórico


Wright também é um historiador. Ele pesquisa sobre Paulo, Jesus e a igreja dentro do seu contexto ali no século 1. Na sua tentativa de deixar o texto bíblico acessível para o leitor, N.T. Wright remonta ao contexto em que a Bíblia foi escrita.


Não é meramente um resgate do contexto geral. A intenção dele é mostrar como os primeiros cristãos leram a Bíblia, viveram na esperança que a ressurreição de Jesus trouxe.



Se você ainda não se convenceu, compre um livro dele. Recomendo que comece por Como Deus se tornou rei ou Surpreendido pela esperança. Lá você vai encontrar o que eu mencionei aqui em todos os capítulos!


Se você quer conhecer mais a fundo, pense em adquirir o curso Surpreendido Por N.T. Wright que é ministrado por Victor Fontana, Paulo Won e Marcelo Cabral.


59 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar