Para você que quer aprender a ler Teologia

Eu creio que uma das perguntas mais repetidas para as pessoas que produzem conteúdo teólogico na internet é: "Por onde começo a estudar Teologia?". Além da leitura constante da Bíblia e da oração, temos uma literatura vasta sobre vários temas teológicos. Essa vastidão de livros pode acabar confundindo quem procura e é por isso que quero te mostrar uma obra fundamental para que você consiga ler qualquer obra teológica.


A obra que eu quero recomendar hoje é: Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica: uma introdução à Teologia Cristã, de Alister McGrath, publicado pela Shedd Publicações. Mas agora, qual é o diferencial deste livro? Deixe-me listar.


Feito para iniciantes


Alister McGrath é professor de Teologia. E o objetivo dele ao escrever sua Teologia Sistemática, era ter um manual específico para um aluno de graduação que está iniciando os seus estudos. A ideia por trás do livro é ser uma porta de entrada para os grandes teólogos, linhas teológicas, para o desenvolvimento das doutrinas e os debates por trás da Teologia. Resumindo: você lê este livro para ler outras obras mais "pesadas".


Além de tudo isso, McGrath testou o livro em vários países e com várias classes de Teologia. Isso significa que os seus alunos participaram do processo de criação da obra. O livro foi lapidado no "chão da fábrica", o que para mim, é o seu grande diferencial.


Abordagem didática


O livro tem uma riqueza de fontes bibliográficas e de fontes primárias, além de mapas e diagramas. Mas o livro não é cheio de notas de rodapé, o texto não é poluído de termos que o leitor não conhece. Nesse aspecto, Alister McGrath se preocupa em explicar as discussões, os termos e seus usos. O nosso autor leva muito a sério a intenção de ser didático.


O livro tem um site específico e recursos online. Há um trabalho do autor em atualizar a obra com os anos, para ser mais didática e atual. Ele não deixa de testar o livro em suas classes e recentemente até lançou uma playlist com várias aulas baseadas no livro. Essas aulas seriam ministradas presencialmente na Universidade de Cambridge, mas devido a pandemia de Covid-19, Alister gravou e colocou no YouTube.



Busca pela fidelidade


Aqui eu não menciono uma "fidelidade doutrinária", já que o livro não toma partido por nenhuma escola teológica. O que eu quero mencionar é a fidelidade acadêmica, a honestidade intelectual com os termos e escolas teológicas diversas que vão da Patrística até a Teologia da Libertação. O esforço do autor é apresentar a você o que tem sido debatido, quais são os argumentos e assim te preparar para ler as obras dos autores que ele cita.


McGrath procura fugir de espantalhos, de falsas dicotomias e polêmicas. Por isso, vale à pena conferir e se esforçar na leitura!


41 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar