
O que você precisa saber sobre Levítico
Levítico é o livro que todo evangélico teme. Começamos a leitura anual e passamos por Gênesis sem problemas, depois Êxodo complica a partir do capítulo 25 (quem aguenta ler as características do Tabernáculo?) e quando chegamos em Levítico a situação piora. São muitos sacrifícios queimados (o churrasco pra Deus), muita pureza e impureza.
Para ajudar você, listamos cinco princípios para te ajudar na leitura de Levítico e não largar a leitura bíblica anual.
Levítico é um livro sobre relacionamentos
Ao nos depararmos com a quantidade de leis e rituais no livro de Levítico, entendemos que a tônica do livro é essa: falar de sacrifício e do que pode ou não pode. Porém, o livro de Levítico trata de relacionamentos.
O povo de Deus, agora com o tabernáculo construído e recém saído do Egito precisa aprender a se relacionar com o seu Deus e também com o seu próximo. Toda aquela carga de rituais, sacrifícios e leis são para o povo aprender a se relacionar.
Levítico fala sobre um Deus santo e pessoas impuras
A pergunta que Levítico tenta responder é: "Como um Deus puro vai se relacionar com pessoas impuras?". Deus é santo, é totalmente outro. Ele decide habitar no meio do povo que ele escolheu. Como o povo vai se relacionar com ele?
O ponto está na pureza: o livro de Levítico traz regras para que o povo se purifique e consiga se relacionar com Deus. Esses rituais envolvem o sacrifício de animais, consumir parte dos sacrifícios. De forma bem simples, os sacrifícios são refeições.
E o ápice disso está em Levítico 16, no Dia da Expiação. Nele, o sumo sacerdote entra no Lugar Santíssimo, entrando em contato direto com Deus. Ele representa os israelitas para trazer o perdão pelos pecados do ano inteiro. O sumo sacerdote é o mediador entre Deus e o povo.
O livro de Levítico mostra os resultados da purificação
No âmbito dos relacionamentos interpessoais, Levítico é muito concreto. O livro se dedica muito a questões de trato com o próximo em várias áreas: alimentação, economia, sexualidade, religião, etc. Ele é enfático nas consequências boas de seguir essas leis. O povo se tornaria santo, puro como o seu Deus e vai se diferenciar c
Precisamos ver as questões sanitárias e higiênicas do livro como parte do relacionamento do povo com o próximo. Tendemos a exagerar, colocando essas questões como um fim de si mesmas. Porém, tudo isso diz respeito a vida pessoal, comunitária e também a espiritualidade de Israel.
O livro de Levítico apresenta uma visão abrangente sobre pureza
No livro de Levítico, tudo o que produz vida é santo e tudo o que produz morte é impuro. O livro foca em todos os elementos da vida humana. Todos aqueles mandamentos e rituais pretendem abranger todas as áreas da vida. Tudo está debaixo dos olhos de Deus que domina absolutamente tudo.
Tudo diz respeito a amar o próximo como a nós mesmos
O princípio geral do Livro de Levítico está nesse versículo:
Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18 NAA
Em um mundo caótico, violento, em que todos estão contra todos, as leis de Levítico pretendem trazer ordem para a situação. E o que está por trás dessa ordem é justamente o amor ao próximo.
Não é sem motivo que Paulo e Jesus pensam que o amor a Deus e o amor ao próximo são o princípio para qualquer interpretação da lei. Esse princípio já estava na tradição judaica, na Torá.
Para entender Levítico, leia Levítico como literatura, de Mary Douglas.