O que é um escândalo?

Quando você ouve que um irmão está escandalizando o outro, o que vem na sua mente? Geralmente nós pensamos que escandalizar envolve fazer algo "fora dos padrões", algo que assusta e gera uma grande comoção. Os padrões variam de igreja para igreja, por exemplo. Tem igreja que fica assustada com cristão que bebe cerveja, tem igreja que fica assustada com cristão que vai em show de cantor que não é cristão, etc.


Se seguirmos nessa ótica, Jesus escandalizou muitas pessoas. Ele foi acusado de ser beberrão, de andar com prostitutas, homens corruptos, pessoas que eram consideradas a ralé da sociedade. Ele foi acusado de não seguir a lei e causar escândalo para a sociedade. Isso assustou vários grupos de judeus, o que gerou uma forte oposição ao seu ministério.


Indo para o Novo Testamento, temos a clássica passagem de Paulo sobre isso:

E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo. 1Coríntios 8:13 ARA

O verbo escandalizar e o substantivo escândalo possuem a conotação de "criar uma armadilha", colocar uma pedra para alguém tropeçar. Em outras palavras, criar o escândalo seria tomar atitudes que fazem alguém pecar. A NVI traduz assim:

Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. 1 Coríntios 8:13 NVI

Em suma, Paulo diz que se a carne que ele come faz com que o irmão se lembre dos seus dias sem Jesus, em que ele comia carne oferecida a ídolos e isso o faz cair e pecar, nunca mais ele comerá carne. Não tem a ver com tomar uma atitude que assuste a sociedade ou algo assim.


Aqui, podemos ver o caso de um "falso cognato": as palavras na língua original possuem uma conotação e nas traduções clássicas, fizeram a transliteração sem contextualizar. Vemos vários casos de falsos cognatos em línguas irmãs do Português. Achamos que certas palavras em Espanhol possuem o mesmo significado, mas não possuem.


Então, quando você pensar no que é escandaloso, não pense que tem a ver com o corte de cabelo que você tem ou o som alto da igreja. Escandalizar não é incomodar ou assustar. Mas, se o que você faz leva alguém ao pecado, você precisa repensar suas atitudes em prol do bem-estar da comunidade.


Para mais informações, assista ao vídeo:


7 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar