O que é arrependimento?

Um tema central em nossa vida cristã é o arrependimento. Sempre falamos que é necessário se arrepender, mudar de vida e largar o que fazíamos antes. Toda essa concepção é bíblica ou apenas tiramos conclusões com base em nossos próprios pressupostos? Vamos ver no post de hoje.


O "arrependimento" de Deus


A primeira vez que vemos a palavra "arrependimento" ser usada é aqui:

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor : “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais, grandes e pequenos, e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”. Gênesis 6:5-7 NVI

A ideia do arrependimento aqui e em outras passagens é de uma tristeza profunda, um lamento diante da situação da crueldade humana. O juízo que Deus traz geralmente são respostas justas à situação de pecado dos seres humanos. O julgamento também traz redenção: Deus coloca Noé como a pessoa que iria levar a humanidade para um rumo diferente e faz uma aliança com ele.


Mas só essa ideia pode parecer insuficiente. Como entender um Deus que é justo, onipotente e onipresente mas que lamenta ou volta atrás em suas decisões? A minha resposta e a resposta do vídeo abaixo é o seguinte: existem coisas que não conseguimos entender. Nossa mente humana e limitada não consegue explicar Deus em todos os detalhes. Se conseguimos explicar tudo de forma lógica, acabamos no erro de limitar Deus.


Existem lacunas, tensões nas Escrituras que nós não vamos resolver. Entender isso é aceitar que Deus é muito maior do que nós. Modelar o Deus infinito com nossa linguagem é um grande perigo.


O arrependimento humano


No Antigo Testamento, a ideia de arrependimento humano é muito mais ocorrente. Geralmente está ligada a uma mudança de conduta moral, um retorno aos caminhos do Senhor depois de um desvio. Quando o povo se arrepende, ele abandona os ídolos e se volta para o único Deus.


"Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor . “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada." Pois o Senhor é quem fala! Isaías 1: 18-20 NVI

No Novo Testamento, a ideia é a mesma. Se arrepender tem a conotação de retornar para Deus, que é o verdadeiro Deus e Senhor.


Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem deu a vocês a ideia de fugir da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo." Mateus 3:7-10 NVI

Arrependimento tem uma conotação de mudança profunda de comportamento, de caráter. O comportamento dos fariseus, denunciado por João Batista e por Jesus, revelava que eles não tinham o Deus de Israel como Senhor. Se arrepender era um pedido de retorno, de reconhecimento que o Reino de Deus estava sendo inaugurado a partir de Jesus, o verdadeiro Messias.


Essa é a ideia de mudança profunda é a mais comum em nosso meio evangélico. O problema é que colocamos um foco em nossos pecados individuais, apenas. O que a Bíblia diz sobre arrependimento é mostrar que nossas atitudes individuais revelam muito sobre nós: quem somos e a quem servimos de verdade. Se não servimos ao único Deus, somos convidados ao retorno.


Somos convidados ao retorno porque Cristo abriu o caminho. Todos os dias temos a oportunidade de confessar a Deus, nosso pai e sermos alcançados por sua misericórdia. Nos achegamos a ele porque sabemos que somos amados e é por causa desse amor que nós somos restaurados.





4 views0 comments

Recent Posts

See All