Nossa fé é forte mesmo?


Existem muitas discussões no meio evangélico sobre pontos difíceis do texto bíblico. Hoje em dia, existe um grande debate sobre a historicidade dos primeiros capítulos de Gênesis. Muitos se perguntam se Adão e Eva existiram, se a Evolução deve ser levada em conta mesmo, se a Ciência entra em conflito com a fé.


Temos discussões sobre Deus se arrepender, sobre Saul ter visto o falecido Samuel morto mesmo. Na academia discutem se Moisés realmente escreveu o Pentateuco, se o Êxodo e a conquista da Terra Prometida podem ser comprovados com a Arqueologia, se os reinos de Israel e Judá já foram unidos ou não. Discussão é o que não falta.


Eu gosto de discutir, de conversar sobre esses temas. Contudo, tenho visto um grande problema: julgar a salvação de alguém, sua vida com Deus e seu cristianismo por causa de algumas posições. Já cansei de ver irmãos que seguem uma interpretação mais literal de Gênesis 1 chamarem quem lê diferente de herege. Já vi irmãos que acreditam no pastorado feminino serem chamados de filho do diabo.


Isso me faz pensar que a nossa fé tem sido muito frágil. Ao invés de atrelarmos nossa confiança na obra de Jesus que nos une como corpo, atrelamos a conceitos da Teologia Sistemática, da Filosofia ou coisas assim. Parece que o nosso olhar está desalinhado dos propósitos de Deus.


E aí eu pergunto: e se no futuro, comprovarem que nossa interpretação desses pontos secundários está errada? Como fica a nossa fé? Será que vamos admitir que o irmão que hoje chamamos de herege, estava correto? Será que vamos continuar cristãos? São pontos a se pensar, já que estamos fincando toda a nossa vida com Deus em discussões sobre o sexo dos anjos. Me parece que estamos construindo uma casa na areia.


Por isso, te aconselho: se firme naquilo que realmente é essencial e importante. Existem assuntos que ficarão em aberto até o dia em que Jesus voltara para redimir todas as coisas. Não acharemos evidências nem acharemos respostas para tudo. O que nos une deveria nos fortalecer, o que nos separa deveria ficar em suspenso.

26 views0 comments

Recent Posts

See All