Minha pequena luz, vou deixar brilhar



Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:14-16 NVI

Eu gosto bastante dessa passagem. Ela fala de muitas coisas, mas acabamos esquecendo e focando no aspecto "precisamos influenciar a sociedade". Particularmente, eu acho que é um equívoco interpretar o texto dando enfoque nessa ideia e esquecendo de fatores como serviço ao próximo e principalmente sobre a nossa essência em Jesus.


Ser sal da terra e luz do mundo não é um status que os discípulos conquistam ou que pode rejeitar. Quando se tornam seguidores de Jesus, quando estão nEle que é a luz do mundo, eles se tornam luz (João 8:12). A escolha de Jesus foi peculiar: pessoas. Não foi o templo, nem a circuncisão, mas seus discípulos que obedecem aos seus mandamentos.


Por isso, quando Jesus chama os discípulos de luz do mundo, ele dia que luz não pode ser ocultada. Ela impacta o ambiente. Assim, as obras dos discípulos impactarão as trevas. Quando Jesus fala isso, remete ao profeta Isaías, quando Deus fala que Israel iluminará as nações (Is 51:4, 60:2-3).


A partir disso percebemos que “luz do mundo” não é uma metáfora de que a igreja deve exercer influência mas sim que a missão de Deus vai alcançar todos os povos. A igreja é convocada para testemunhar com suas palavras e ações e privar o mundo de conhecer Jesus é como se tornar o sal insípido (Mateus 5:13). A essência da igreja é revelar Jesus em tudo o que ela faz.


O impacto que você traz é feito com serviço, do amor, da mansidão, da busca por justiça como Jesus coloca lá nas Bem-aventuranças. E se isso não aquece o seu coração, ore a Deus. É necessário refletir sobre o lugar em que seus desejos está, que missão você está desempenhando. A nossa luz não deve ser escondida e ninguém!


9 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar