Maranata, ora vem, Senhor Jesus!

Você já deve ter cantado esses versos em um culto:


Vem, Jesus! Vem, Jesus! Maranata, ora vem, Senhor Jesus


Em várias músicas cristãs, cantamos a palavra "Maranata". Mas a questão é: você entende o que canta? Hoje vamos falar um pouco sobre o significado desta palavra.


Primeiro, ossa palavrinha aparece aqui:

Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! 1Coríntios 16:22 NAA

A expressão que Paulo usa é uma transliteração do hebraico que significa "Vem, Senhor". E para entendermos o que a expressão significa, precisamos entender o que significa "Senhor" no contexto do Novo Testamento.


A palavra "Senhor" é usada para se referir a Jesus, a Deus. Na Antiguidade, era usada para falar do imperador romano. Quando alguém usava, estava se referindo a um rei ou imperador, ou seja, um grande suserano. Um "Senhor" era alguém que tinha grandes domínios.


A expressão também aparece aqui:

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! Apocalipse 22:20 NAA

O "Vem, Senhor Jesus" é "Maranata, Senhor Jesus". A expressão "Senhor" também tem uma conotação que remete à adoração. Na tradução grega do Antigo Testamento, a expressão é usada para falar de YHWH, do Deus de Israel.


Então, quando falamos "Senhor", estamos falando desse Deus que domina sobre todo o cosmos. O tempo, o espaço e a história pertencem a ele, a Jesus. Nós desejamos que ele venha para que ele termine com toda a maldade e pecado. Sabemos que uma hora isso vai acabar porque o Senhor Jesus virá.


Essa expectativa de "fim da história" e de instauração da paz já existia no judaísmo. Os macabeus ali no período inter-bíblico, acreditavam que um rei vindo de uma dinastia que não era a davídica traria a vitória definitiva sobre o mal. Essa expectativa foi colocada em Jesus por vários judeus, inclusive o apóstolo Paulo.


Quando os cristãos afirmavam que Jesus iria voltar, estavam dizendo:

"Olha, nós cremos que ele é o Messias. Ele é da tribo de Judá, descendente de Davi e ele vai trazer uma paz que vocês nem imaginam. Ele é o verdadeiro Senhor e trará seu reino para a terra. Ele é maior que César!"

É isso o que você canta. Você pede para que Jesus venha com o seu Reino e derrote o pecado, a crueldade humana. Ele iniciou essa obra na cruz e retornará para dar um fim definitivo a tudo isso. Cantar "Maranata" é cantar a nossa esperança como súditos do verdadeiro Senhor.



29 views0 comments

Recent Posts

See All