Mais um para você entender Gênesis

Anteriormente no blog, demos 5 princípios para você entender o livro de Gênesis. O post traz características bem gerais, que te ajudam a entender o tema do livro e sua teologia. Mas o que quero apresentar a vocês aqui é um livro que vai te ajudar em uma leitura mais aprofundada: o "Como ler Gênesis" do Tremper Longman III.


Pelo título, você percebe que é um livro de interpretação bíblica. Mas é só isso? Não. O autor vai passear por vários temas envolvendo o livro de Gênesis. Primeiro você vai entender com que tipo de literatura está lidando, depois vai ser apresentado às discussões sobre a autoria de Gênesis e do Pentateuco.


Longman é muito perspicaz. Ele encaixa Gênesis em seu ambiente cultural, discute as relações entre os relatos da criação e da história de Abraão com os mitos mesopotâmicos. Faz menções as várias abordagens sobre o primeiro livro da Bíblia, dando ao leitor muitas opções de leitura! E além disso, o autor obteve auxílio de John Walton, conhecido por tratar de questões envolvendo o mundo do texto bíblico.


Finalmente, há um "comentário". Tremper Longman fala rapidamente dos cinquenta capítulos de Gênesis, apontando questões importantes para o entendimento das genealogias, papel da mulher, etc. E como cristão, o autor reservou um capítulo para tratar sobre as leituras cristológicas de Gênesis, apontando como os cristãos leem certas passagens e encontram Jesus nelas.


Se você quer entender os gêneros literários contidos em Gênesis (sim, há mais de um), sua mensagem, sua relação com textos mais antigos e quer aprender a aplicar isso em sua vida, adquira este livro e seja feliz. Vai ser de grande ajuda nos seus estudos pessoais e para a sua igreja, qualquer que seja.


Adquira no site da Edições Vida Nova.

19 views0 comments

Recent Posts

See All