Lamentar é bom

Vivemos uma vida complexa, uma vida que nos traz tristezas. É muito ingênuo da nossa parte achar que viveremos sorrindo o tempo todo. O último ano nos encheu de dores, o ano de 2021 também. O que fazer diante da dureza da realidade? Viver uma espiritualidade de plástico, fingindo que nada existe ou uma espiritualidade que vê a dor do outro como mimimi?


É necessário viver a dor do outro, chorar com o outro e chorar com a sua dor. É necessário se esmigalhar. Muito estranho, não é? Falar a alguém que ela precisa viver a sua tristeza. Não vemos isso com frequência e eu acho que poucos não aceitariam viver esse tipo de espiritualidade. Talvez seja por isso que muitos falam que falta empatia em nosso mundo. A Bíblia nos convida a não ter um coração de pedra e sim de carne. Jesus sofreu também, Jesus chorou e caminhou sozinho até a cruz.


Lamentar nos torna humanos. A idolatria nos torna insensíveis como aquilo que colocamos no lugar de Deus: sem boca, sem olhos, sem nariz, sem mãos. O convite ao lamento nos torna sensíveis, porque cremos em um Deus vivo que sofre com o sofrimento de suas criaturas. O lamento virou salmo, virou poesia. É triste, mas nos traz esperança.


Ser cristão não é diferente de ser um oleiro. Se um oleiro faz um vaso com frieza e insensibilidade, o seu produto será mais um. Mas se ele imprime em sua obra o que sente, o que lhe entristece, o que lhe alegra, o vaso se torna a arte. Por isso o pregador do evangelho deve carregar lamento, alegria, dor: ele não pode ser insensível.


O lamento demonstra que existe beleza. Ele transforma a realidade dura, demonstra esperança em um mundo corrompido pela realidade. É talvez a maior contribuição do Antigo Testamento à nossa espiritualidade. Mas por favor, não confunda com reclamar e se amargurar. Lamento é olhar para a realidade e ver que as coisas não estão no lugar.


Lamentar é olhar para a esperança cristã, para os dias finais e ver o que poderíamos ser como igreja e ainda não somos. Precisamos colocar os nossos joelhos no chão, a boca no pó e orar ao Pai admitindo que as coisas estão fora do lugar e precisamos dizer "Eu não dou conta". Nossa fé precisa admitir a sua pequenez e depender de quem pode fazer.


Não se esqueça que lamentar é bíblico. Ser frio é pecado.





10 views0 comments

Recent Posts

See All