Jeitinho brasileiro é bíblico?

Sempre ouvimos popularmente que o mundo é dos espertos, que tem como dar um "jeitinho" e tirar vantagem de alguma situação. Muitas vezes conseguimos algo de forma ilegal achando que é legal e nos orgulhamos disso. E isso é bom? Infelizmente não. Agir assim é diabólico.


O diabo aparece pouco na Bíblia, mas ele está lá no começo. Em Gênesis, ele está lá como serpente:

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?" Gênesis 3:1 NVI

O primeiro adjetivo que a serpente recebe é "astuto". É uma palavra que também remete a ser sagaz e também aparece lá em Provérbios como "prudente", ou seja, tem sentidos negativos e positivos. Tudo depende do contexto, assim como a palavra "esperto" ganha dois sentidos: alguém inteligente ou alguém que tira vantagem dos outros.


Em Gênesis 3, a serpente é astuta no sentido negativo. Mas não é só ela que ganha esse sentido negativo. O casal Adão e Eva também é colocado assim. Em Gênesis 2:25 e Gênesis 3:1 temos um jogo de palavras com "nu" e "astuto".

O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Gênesis 2:25 NVI

O objetivo é mostrar que o homem tentou ser esperto, tirar vantagem e querer ser Deus. Mas na verdade, ele estava descoberto e não sabia. Deus olha para isso e não se abala porque ele sabe que não seremos como ele em nada.


Ser astuto como a serpente é ser a antítese do evangelho. O astuto é inteligente e usa do seu intelecto para tirar vantagem de quem é menos inteligente. Aquele que é movido pelo evangelho usa a sua inteligência para servir o mais fraco, ela prefere tomar o prejuízo no lugar do outro e isso sim é ser verdadeiramente sábio.


O jeitinho brasileiro, o ditado "O mundo é dos espertos" é uma grande ofensa ao evangelho. É uma lógica que não vem de Deus. No fim do dia, Deus olha para o ser humano e diz: "Ele acha que sabe, mas não sabe de nada". Se você conhece o evangelho, sirva e seja verdadeiramente sábio. Não caia no discurso do diabo, porque ele é enganador desde o princípio.



4 views0 comments

Recent Posts

See All