Hosana nas alturas?

Você já deve ter cantado esses versos:


Hosana, Hosana

Hosana nosso Rei!


Ou cantou:


Hosana, Hosana

Hosana nas alturas!


Muito provavelmente você já confundiu Hosana com "Rosana" e se perguntou o motivo de estarem cantando uma música para a Rosana no culto, não é? Realmente, nesse caso é difícil entender o que cantamos. Mas hoje vamos falar um pouco sobre isso para você cantar com propriedade!


Para entender isso, veremos o salmo 118 e Marcos 11:9-10.

Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos. Salmos 118:25 NVI

A expressão "Salva-nos" é a tradução para "Hosana". O salmista está pedindo por socorro e salvação.

Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas! NVI

No Novo Testamento, a expressão aparece em tom de celebração e sem a tradução. Como um pedido de socorro se tornou uma expressão de festa? O segredo está no "Bendito é o reino que vem, o reino de Davi". Por quê?


O salmo 118 era usado junto com outros nas celebrações judaicas depois do exílio e nas orações pela manhã. No período inter-testamentário, existia uma grande expectativa messiânica. O Reino de Deus viria, o Messias filho de Davi chegaria para acabar com o mal no mundo.


Hosana é uma antecipação do futuro. Cantar essa expressão significava confiar na intervenção de Deus na história, significava confiar que o futuro já se fazia presente! A restauração do trono de Davi, o shalon tinha chegado!


Assim, quando você canta, está antecipando o futuro. A comunidade dos salvos canta a Nova Jerusalém, canta a ética do Reino de Deus que ainda vem. Jesus vai consumar todo o plano de Deus mas ele está presente em nós, ele age por meio de nós. Assim, mostramos ao mundo a realidade do futuro glorioso que nos aguarda.



27 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar