Fuja da performance religiosa


Mas, quando orarem, cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, em segredo. Então seu Pai, que observa em segredo, os recompensará. “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em público nas sinagogas e nas esquinas, onde todos possam vê-los. Eu lhes digo a verdade: eles não receberão outra recompensa além dessa. Mateus 6:5-6 NVT

Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre a performance religiosa a partir do texto bíblico que citei. É um texto conhecido de todos nós e tiramos muitas conclusões quando lemos, mas será que entendemos o que ele quer dizer MESMO? Vamos fazer alguns apontamentos breves.


Primeiro, o versículo 5 traz um grupo já mencionado antes: os hipócritas. Eles são pessoas que buscam autopromoção, uma vida de performance religiosa e aplausos diante dos outros. O mestre falou dos costumes judaicos de orar três vezes por dia recitando salmos ou outras orações. Eles paravam tudo o que estavam fazendo para orar e muitos usavam os horários de oração para ir em praças, locais públicos para demonstrar a sua sua suposta espiritualidade. Jesus diz que Deus não os recompensará, porque eles já receberam o que queriam: seu ego inflado, o aplauso dos homens.


Segundo, o antídoto do mestre é orar no secreto, é ir para o quarto. Ao mencionar o quarto aqui, o texto se remete a uma dispensa, a um local onde se guarda a comida ou os tesouros. Jesus está enfatizando algo que ele fazia e outros personagens bíblicos fizeram: se retirar para orar. O público não vê quem está em secreto, mas o que importa é o fato que o nosso Pai vê.


Jesus está preocupado com as intenções do coração humano. Ele demonstra que, por mais que uma pessoa faça coisas lindas em nome de Deus, o seu coração pode estar longe dele. O mestre demonstra que um verdadeiro discípulo foge da vida de performance religiosa e se preocupa em agradar uma pessoa só: o seu Pai Celestial.


Portanto, fuja de qualquer atividade que te exalte e te faça esquecer do Senhor. Cuide do seu coração, da sua mente e não caia no discurso da performance espiritual. Priorize sua vida com Deus, com seu Pai Celestial. Ele é quem recompensa com tesouros que a traça e a ferrugem não corroem. Performance religiosa não te garante uma eternidade com Deus.

25 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar