Filho pode se desviar?

Quando falamos sobre educar os filhos, lembramos de uma passagem bem conhecida:

Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Provérbios 22:6 NAA

Ao lermos a passagem bíblica pensamos que devemos criar nossos filhos nos caminhos do Senhor e assim eles permanecerão na fé e nunca pensarão em desviar. Contudo, vemos filhos de cristãos se desviando e negando a fé. O que fazer agora? A "profecia" de Provérbios 22:6 está errada?


Entenda o que é um provérbio


O livro de Provérbios é um livro de sabedoria. Ele foi compilado com o objetivo de ensinar os jovens que viviam na corte do rei Ezequias e a as pessoas a saber o que é a verdadeira sabedoria.


Um provérbio é escrito para ser um tipo de conselho, um tipo de regra geral sobre um aspecto vida. Ele ensina como você deve viver mas não é uma profecia. É como se a passagem dissesse: "Geralmente, a criança não se desvia se você ensinar o caminho certo a ela".


Qual é o caminho a ser ensinado?


Seguindo o propósito do livro de Provérbios, o caminho a ser ensinado é um caminho de sabedoria. Parece que há uma conexão com Deuteronômio 6:4-9:

Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor . Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas. Deuteronômio 6:4-9 NAA

O que deve ser ensinado quando você anda pelo caminho? O amor, a obediência aos mandamentos de Deus. Ensinar que ele é o único Senhor e que deve ser amado com todas as suas forças e a sua alma. Na medida em que o pai anda com os filhos, ele é responsável pelo acompanhamento e pelo ensino. O pai é o exemplo de cumprimento da Lei na medida em que ele a pratica.


Ensinar os filhos no caminho em que se deve andar tem a ver como exemplo. Por meio de uma vida que reflete as instruções dadas por Deus, a criança aprende a refletir também. É por meio de familiares presentes que os filhos conhecerão a Deus e aprenderão a praticar sua Lei.



Para entender mais sobre interpretação do livro de Provérbios, leia esse livro.


36 views0 comments

Recent Posts

See All