Cristianismo e negacionismo combinam?



O termo "negacionismo" é a palavra da vez nas notícias e discussões políticas. Falamos bastante sobre o negacionismo da vacina, da ciência. E há também o negacionismo de eventos históricos como o Holocausto e a ditadura militar. Em suas posturas, o negacionista carrega no seu discurso a ideia de uma verdade oculta, um "outro lado da moeda" em assuntos científicos e históricos. Para eles, o que está sendo colocado na mesa é apenas uma nova interpretação e nada mais.


Ora, isso é extremamente problemático. Se existe uma verdade e se o que aprendemos sobre a ciência é verdade, como tem gente que nega tudo isso? Se a terra é redonda e vemos isso, não dá para dizer que ela é plana. A vacinação contra COVID-19 é o fator para a diminuição número de contaminações e de mortes em vários lugares. Dizer que a vacina mata não condiz com o que vemos, nem com os dados.


Mas, o grande problema é que, quem deveria levantar a bandeira da verdade e divulgar o que é bom, tem caído no negacionismo. Pense comigo: quantos cristãos que você conhece preferem confiar no vídeo cheio de mentiras sobre a vacina que receberam no WhatsApp do que no médico, nos órgãos que estão na linha de frente do combate à pandemia? Quantos pastores e líderes têm aparecido incentivando seus fiéis a irem contra os protocolos de higiene? Tem pastor que mentiu para as autoridades enquanto membros de suas igrejas estavam padecendo.


Na verdade, o discurso negacionista é o mesmo discurso de Satanás. Lembre-se de Gênesis 3: ele disse que havia uma verdade oculta, que Deus era mentiroso e que ele tinha acesso a algo que Deus não tinha mostrado a Adão e Eva. Mas, quando o casal cai no discurso maligno, eles acabam na morte. Não podemos dar lugar para discursos e falas que negam a verdade, porque elas não vêm de Deus.


Essa passagem bíblica deve nos confrontar sempre:

Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado. Tiago 4:17 NVI

Qual é a postura que nós estamos tomando diante dessa calamidade que assola nossas comunidades de fé? Será que temos nos esforçado no combate à mentira, na divulgação da verdade e na exortação dos nossos irmãos? Se somos seguidores daquele que é O Caminho, A Verdade e A Vida, precisamos levar nossa missão a sério. Não podemos dar lugar para discursos e falas que negam a verdade.


Então, a resposta para a pergunta do título é um grande NÃO. O negacionismo mata, causa divisão no corpo de Cristo. Se deixarmos os nossos irmãos caírem no discurso do maligno, estamos pecando contra o nosso Pai, contra Jesus que nos salvou e contra o Espírito que intercede por nós com gemidos inexpremíveis.


Contudo, não deixe que isso sirva de argumento para você se isolar dos irmãos e encher o seu ego. Somos família de Deus e se há uma parte da família que adoece, precisamos cuidar. O que nos une é Cristo e ele precisa ser central nas nossas relações. Ame o seu irmão, cuide e não deixe que ele caia no discurso do maligno. Agora, se ele cair, continue amando e faça o que puder para que você e ele caminhem na Verdade.

36 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar