Biblioteca Básica de Teologia: livros para ler antes do Seminário

Existe uma biblioteca básica de teologia? Um conjunto de livros com os quais todo estudante de teologia terá de lidar? Minha experiência diz que o campo de estudo da teologia é vasto demais para fechar uma lista. Diferentes teólogos e professores acabam elegendo diferentes livros. E eu só acrescento para a confusão ao criar a minha lista.


Em vez de apenas fechar uma lista, quero aqui deixar uma breve explicação sobre quais livros eu gostaria que meus alunos já tivessem lido antes de entrar no Seminário. Para facilitar a vida de quem lê, deixo também os links para cada um dos livros na Amazon.


Bíblia

Seria bom que o aluno de seminário já tivesse lido a Bíblia inteira pelo menos uma vez. Eu espero, em aula, ao menos familiaridade com histórias-chave para a interpretação. Claro, entre os vários livros bíblicos, existem aqueles cujo domínio facilitará a vida do estudante. Eu coloco entre eles: o Pentateuco, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, Isaías, Jeremias, 1 e 2 Crônicas no AT; e Evangelhos, Atos, Romanos, Efésios e Apocalipse no NT.


Entendes o que lês?, de Gordon Fee e Douglas Stuart

Esse livro se tornou um clássico pela objetividade com que trata um assunto complexo: como interpretar a Bíblia corretamente. Se ler a Bíblia é importante, ler sem interpretar é impossível. Então, boa parte do esforço está em ter nas mãos regras sólidas de interpretação.

Link para a compra: https://amzn.to/2HEUam1


Cristianismo Puro e Simples, de C.S. Lewis

Bíblia na cabeça e no coração, acompanhada de razão e lógica para compreender a base do que é o cristianismo. C.S. Lewis cumpre o que promete no título do livro. A leitura não é difícil, mas requer atenção para os encadeamentos lógicos que o autor propõe. Um mestre no uso de ilustrações e metáforas, Lewis faz analogias com a fé que valem a leitura.

Link para a compra: https://amzn.to/2HGtfWY


O Deus Presente, de D.A. Carson

Todo leitor da Bíblia que considera a narrativa dela como um todo deveria gastar um tempinho com esse livro. Carson coloca Jesus no foco de suas interpretações sem comprometer a exegese e o contexto de cada uma das passagens bíblicas abordadas.

Link para a compra: https://amzn.to/2URNyUh


Surpreendido pela Esperança, de N.T. Wright

O teólogo anglicano Tom Wright pode até ser um tanto polêmico para alguns, mas é inegável que a sua obra é indispensável para qualquer estudioso sério do Novo Testamento. Este livro corrige importantes marcas culturais que carregamos para dentro do texto bíblico e mostra como os autores bíblicos compreendiam a Esperança Final, a Nova Jerusalém e a escatologia.

Link para a compra: https://amzn.to/2uwlKtc


Igreja Centrada, de Tim Keller

Tim Keller talvez seja lembrado como o Spurgeon ou o Billy Graham da nossa geração. É inegável a influência e a capacidade de comunicação de um dos grandes pregadores do nosso tempo. Mais notável que isso é a capacidade dele de interpretar a realidade em seu redor e entregar uma mensagem ao mesmo tempo contracultural e adaptada à cultura.

Link para compra: https://amzn.to/2TA1iBy


Confissões, de Santo Agostinho

Caso você não conheça meu canal no Youtube, sugiro que você dê uma passadinha por lá digitando Victor Fontana, e procure a série de vídeos Agostinho para Hoje. Ali eu comento as Confissões de Agostinho que nos estimulam a fazer teologia sempre em aproximação com Deus. Link para a compra: https://amzn.to/2UZGNzO


Cristianismo Básico, de John Stott

Em Cristianismo Básico, John Stott explora as doutrinas mais básicas do cristianismo partindo de uma cristologia acessível e profunda. Ele começa sua teologia com Cristo e parece ser essa uma das melhores marcas de todo o trabalho de Stott.

Link para a compra: https://amzn.to/2CnoVrh


Teologia: Sistemática, Histórica e Filosófica, de Alister McGrath

Se há um bom lugar para começar a lidar com a teologia sistemático com linguagem simples e objetiva, esse lugar e no livro de McGrath. De quebra, quem lê o livro tem o privilégio de interagir com uma das grandes mentes do nosso tempo.

Link para a compra: https://amzn.to/2FrS8lO


Obras do Amor, de Soren Kierkegaard

Kierkegaard é uma espécie de prenúncio do que viria a ser o Ocidente atual. Quer entender o mundo ao seu redor? Não precisa concordar com Kierkegaard, mas conheça suas obras. Aqui, ele tem uma de suas obras mais acessíveis e interessantes para o cristão. Uma excelente porta de entrada.

Link para a compra: https://amzn.to/2Fxbndo


O Drama das Escrituras, de Craig Bartholomew e Michael Goheen

Entenda a Bíblia como uma narrativa com início, meio e fim. Excepcional livro e um dos mais importantes desta lista.

Link para a compra: https://amzn.to/2HJ3cyd


A Missão do Povo de Deus, de Christopher Wright

Um tratamento bíblico para a questão da Missão. Faço minhas as palavras de I. Howard Marshall: "Uma leitura extraordinariamente agradável... uma aventura restauradora... excitantemente controverso... notavelmente prático...surpreendentemente relevante...extremamente realista".

Link para a compra: https://amzn.to/2Ub2csx

0 views
pensamentoteologico.png
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon