Aprendendo a descansar



Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gênesis 2:1-3 NVI

Introdução


Estamos vivendo 100% online o tempo todo. Quantos de nós temos aquela necessidade incessante de não ficar de fora do que acontece na internet? Ver o que está acontecendo no Instagram, no Twitter. É o “fear of missing out” ou apenas FOMO, que pode nos causar ansiedade, irritação, estresse.


Sei que você já passou por isso, caro leitor. É muito difícil descansar e muitas vezes acabamos procrastinando. Ora, descansar e procrastinar são coisas diferentes. Eu sei que é muito complicado se desligar das coisas ao nosso redor e focar em desacelerar. Eu passo por isso também, pode crer.


Mas agora, quero que você e eu pensemos no exemplo de Deus: o sábado. Ele descansou, deixou isso como princípio e acho importante entendermos o que Deus fez no sétimo dia e como isso nos impacta.


Como o sábado funciona


Ao criar, Deus distinguiu o sétimo dia dos demais. Ele cessou a criação (v.2). Assim, o dia que a criação terminou se tornou um dia santo e distinto. Mas a criação não foi convidada a participar desse descanso ainda. Depois disso entramos no Êxodo, quando Deus estabelece uma aliança com o povo e aponta que eles deveriam guardar o sétimo dia, porque ele o santificou. Em seis dias Deus trabalhou, em seis dias o seu povo iria trabalhar. No sétimo dia Deus descansou, no sétimo dia o seu povo iria descansar também.

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor , o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. Êxodo 20:8-11 NVI

Mas hoje sabemos que o sábado foi cumprido em Jesus. Paulo diz em Colossenses 2:16-17 que o sábado era sombra do que estava por vir em Cristo. Em Hebreus 4, o autor diz que o sábado aponta para um descanso maior. Em Romanos 14, Paulo aponta que existiam pessoas que guardavam um dia, outras que guardavam vários dias e que ambas serviam a Deus, que isso não deveria ser motivo de contenda. Como lidar?

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:16-17 NVI

Como descansar hoje?


Tremper Longman III diz que o descanso foi instituído por Deus. Ele não nos criou para sermos viciados em trabalho, com um organismo que vive 100% acordado em todo o tempo. Deus nos criou como seres que precisam de descanso, que precisam de pausas para conseguirem realizar as suas atividades e também para cultuá-lo. Separar um momento de descanso, um dia de culto é uma questão de sabedoria.


Tente ficar offline. Para mim, é uma situação muito dura. Eu sempre quero ver se tem mensagens e até tirei as notificações das minhas redes sociais. É muito importante procurarmos viver os nossos momentos sem nos preocuparmos em receber uma mensagem ou ver o próximo tweet. Chegou a hora de dormir? Deixa o celular. Tá trabalhando? Deixa um pouco o celular. É sábado, domingo? Aproveite o tempo com seus familiares, leia um bom livro, ouça música. Fique offline para a glória de Deus.


Se esforce. Ore a Deus, leia a sua Bíblia. Se ficar ansioso por não conseguir se desligar, respire, tome um banho e tente desacelerar. Coloque o seu descanso nas mãos de Deus, lute para que isso se torne um hábito, uma prática na sua vida. Eu sei bem como é difícil, mas sei que isso não é algo impossível.


Seguir o exemplo de Deus é difícil mesmo. Em uma sociedade que exige que nós fiquemos nos atualizando, que causa em nós a sensação de obsolescência por não conseguirmos acompanhar tudo o que acontece, nem nos atualizarmos, descansar parece ser um ato revolucionário. Guardar um dia, ficar offline, aproveitar o tempo com pessoas de carne e osso parece ser algo distante demais para alguns. Mas sabemos que nada é impossível.


Descansar não é procrastinar. Olha, eu sou um grande procrastinador, é o meu pecado e eu preciso lutar muito para vencer. Descansar não é deixar suas atividades de lado para fazer outra coisa, ou atrasar suas atividades para não fazer nada. Descansar é: cumprir o que você precisa cumprir, fazer bem os seus horários e quando terminar, dizer “Agora eu posso parar”.


Como temos levado o nosso descanso? Como temos levado as nossas atividades? Será que nesse momento de férias seremos capazes de lembrar que precisamos de uma pausa? Será que temos procrastinado e não temos descansado? Como você tem se relacionado com o seu celular?


9 views0 comments

Recent Posts

See All