Aprenda a ler sua Bíblia



Ler a Bíblia é complicado. Nos deparamos com um texto que fala a nós, mas que não foi escrito pensando em nós como leitores primários. Existe um abismo muito grande entre o mundo do texto e o nosso, o que torna a leitura e o entendimento de várias passagens algo bem chato. Afinal, o que fazer com profecias a respeito do rei de Tiro ou com o Apocalipse?


A Bíblia é um livro plural. Temos um compilado de leis, novelas, sagas, narrativas, poemas dos mais diversos tipos, cartas, profecias, literatura de sabedoria e por aí vai. Além disso, sabemos que ela passou por um processo de compilação longo, que foi escrita por diversos autores ao longo de mais de um milênio.


Ao se deparar com a realidade do texto, que para nós é sagrado, é palavra de Deus, ficamos com medo. Entender a revelação divina vai exigir esforço de nós. Questionamentos surgirão, perceberemos que o texto nos apresenta várias tensões e que algumas doutrinas que achávamos que eram super claras não são. O texto nos confronta, nos fascina e nos convida a amá-lo do jeito que é.


Deixo algumas dicas para você:


  1. Não olhe as Escrituras como um conjunto de proposições, em que você tira o versículo e usa como prova para um argumento. Se atente para os gêneros literários, o contexto histórico, cultural, político do texto e depois procure aplicar. Entender a composição da Bíblia é entender a sua riqueza;

  2. Leia bem acompanhado. Procure seu pastor, participe da Escola Bíblica Dominical. A tarefa de entender o texto bíblico fica mais fácil quando estamos em comunidade, com pessoas que nos ajudarão sempre que precisarmos;

  3. Procure bons materiais. Aqui no blog e no canal do Victor Fontana, temos várias dicas de conteúdo para você aprender a ler sua Bíblia. Recomendo também o livro "E Deus falou na língua dos homens", do Paulo Won. Vai te ajudar e muito a entender a pluralidade das Escrituras, sua formação e mensagem.

Assim, te convido a entender a sua Bíblia e amá-la. Não somos os primeiros leitores do texto sagrado, por isso precisamos nos esforçar para entender o contexto em que a Bíblia foi escrita, procurar o significado do texto com afinco. Entender a palavra de Deus vai nos instigar a conhecer o Deus que se revelou por meio da palavra!

60 views0 comments

Recent Posts

See All