A série "Minha experiência com a Igreja Americana"

Nas últimas semanas, Victor Fontana tem publicado uma série de vídeos sobre as igrejas dos Estados Unidos da América e os seus problemas. Ao falar da sua experiência com os cristãos norte-americanos, nosso apresentador traz dados e deixa uma bibliografia para consulta. Vendo isso, percebemos que o tema é pesquisado na academia.


Eu, particularmente tenho gostado bastante. A websérie me ajuda a desmistificar várias coisas. Nós tendemos a endeusar o que é importado, a copiar os modelos de fazer igreja que trazem de lá sem contextualizar, sem avaliar criticamente. E os vídeos do Victor me ajudaram a perceber que a igreja dos EUA também é cheia de problemas.


Uma coisa que a série nos ajuda a perceber, são as relações com o Brasil. Se você tem lido e consumido conteúdo teológico na internet, percebe a influência dos EUA nas editoras, nos teólogos publicados, nas conferências, etc. Até no meio mais intelectual, somos muito influenciados pela produção de um grupo em específico e importamos.


A questão de relacionamentos e divórcios foi muito impactante. Me fez refletir sobre o contexto em que eu e muitos irmãos vivemos, em que existem uma porção de regras para relacionamentos que vão desde o limite de tempo para o namoro, até o que devem ou não fazer em um relacionamento. Não estou dizendo que não devemos ter limites, mas que até nessas questões não há contextualização e isso pode ferir várias pessoas. O caso do Joshua Harris é um exemplo.


Por fim, temos o último episódio a respeito dos pontos positivos. Ao ver que as igrejas se unem, não se gastam em discussões sobre as suas diferenças e focam em fazer com que o Reino de Deus se torne visível, é uma alegria. Ouvir a experiência da City Church em Fort Lauderdale, uma igreja pequena, plantando várias igrejas e não se preocupando em ser uma mega igreja é algo que me faz pensar bastante sobre o Brasil.


Dito isso, se você quer conhecer mais sobre o que chamamos de evangelicalismo, das críticas que surgem na internet e em livros, dos pontos positivos e negativos da Igreja dos EUA pela perspectiva de alguém que estudou e viveu lá, vale muito assistir a série do Victor Fontana.




4 views0 comments

Recent Posts

See All

Hagar