A maior profecia da Bíblia

Existe uma profecia na Bíblia que diz respeito a toda a História da Redenção - o "Oráculo de Natã". Essa profecia foi dada por Natã, um profeta da corte do Rei Davi e está lá em 2 Samuel 7.


No capítulo 7 de 2 Samuel, Davi se questiona sobre a situação da arca de Deus. O rei percebe que mora no luxo e a arca do Senhor está em uma tenda e deseja construir uma casa para Deus. O profeta aprova a atitude. Contudo, quando o profeta está dormindo, Deus o incomoda e manda avisar ao rei que ele nunca pediu um templo. Ele acompanhou os filhos de Israel em todas as ocasiões mas nunca pediu um templo.


Casa e templo tem a mesma conotação: habitação. O encontro entre Deus e os homens ocorre no templo, porque é a casa de Deus. E o Senhor diz a Davi uma coisa muito interessante:


Prepararei um lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei para que habite no seu lugar e não seja mais perturbado. E jamais os filhos da perversidade o afligirão, como no passado, desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Eu lhe darei descanso de todos os seus inimigos. O Senhor também lhe faz saber que ele, o Senhor , fará uma casa para você. 2 Samuel 7:10-11 NAA

Deus, depois de afirmar que sempre acompanhou o povo, perambulou pela terra com ele, diz a Davi que ele mesmo vai preparar uma casa para o rei. Mas que casa é essa? O Senhor faz um jogo de palavras associando casa ao um descendente:


Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente, que procederá de você, e estabelecerei o seu reino. Este edificará um templo ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho. Se vier a transgredir, eu o castigarei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia não se afastará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de você. Quanto a você, a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre. 2Samuel 7:12-16 NAA

Essa profecia é muito importante para o Novo Testamento porque Jesus é o rei prometido. Ele é da tribo de Judá, raiz de Davi, que constitui o verdadeiro templo. Quando Deus diz que a descendência de Davi vai edificar um templo/casa em seu nome, ele está falando de Jesus. Salomão teve a permissão de construir um templo, mas Jesus é quem tem o nome sobre todo o nome e vai trazer a Nova Jerusalém. Jesus vai reinar para sempre, trazer a Nova Jerusalém, para habitar conosco.


2 Samuel 7 dá senso de identidade messiânica a Jesus e nos dá uma ideia do que esperar: ele é um Deus que quer habitar conosco. A nossa vocação é encontrar com Deus. O Oráculo de Natã ecoa todo o Antigo Testamento e as expectativas do Novo Testamento: Jesus é o rei que trará a paz de uma vez por todas.






29 views0 comments

Recent Posts

See All